top of page

LENTES DE CONTATO DENTAL

Está pensando em redefinir o seu sorriso com as Lentes de Contado ou Facetas em Porcelana? Ficou em dúvida sobre as indicações deste tratamento? Será que podem cair? Tudo que precisa saber antes do seu tratamento estético de transformação do sorriso.


Saiba como são as lentes de contato dental de porcelana para recobrimento dentário. Informações fundamentais para você entender de transformação com lentes de contato dental em porcelana.


LENTE DE CONTATO DENTAL A lente de contato dental sempre existiu, a nomenclatura que é novidade na Odontologia e não existe essa classificação. As técnicas com variações mais finas das lâminas em porcelanas, como as lentes de contato dental, ou ainda variações finas que recobrem apenas partes problemáticas das superfícies estéticas dos dentes, como os fragmentos cerâmicos, são relativamente recentes. O termo é empregado apenas para informar ao paciente sobre a delicadeza e finura dessas peças cerâmicas. Podemos dizer que é apenas uma variação da técnica da Faceta em porcelana para o recobrimento total. Assume uma espessura mais fina e delicada proveniente de materiais mais recentes. A porcelana utilizada nesses tratamentos é o dissilicato de lítio, cerâmica com alta capacidade de imitar as principais propriedades ópticas presentes nos dentes. Apresentam resultados superiores nas propriedades óticas dos dentes naturais como a translucides incisal e o brilho do corpo. Também é resistente a fraturas e ao manchamento.


INDICAÇÕES As indicações lentes de contato dental em porcelana para recobrimento parcial ou total são para os indivíduos que necessitam de intervenções mais simples e SUTIS sobre os dentes, apenas necessárias ao estabelecimento de harmonia e beleza ao sorriso.


CONTRAINDICAÇÕES Entre contraindicações ou situações de risco para o uso das lentes de contato dental em porcelana são: - Dentes que são desgastados por bruxismo,

- Dentes escurecidos por canal,

- Mal posicionamento dental,

- Dentes escuros demais e fratura dentária,

- Dentes muito restaurados,

- Gengivite ou Periodontite

- Dificuldade de manutenção preventiva

- Outros

DESGASTE Lentes de contato dental em porcelana são feitas SEM desgastes sobre a superfície do esmalte com risco mínimo à estrutura dental. As Facetas ou laminados, ao contrário, exigem desgastes na camada da superfície externa. Por isso muitas vezes indicadas para as correções de dentes tortos ou sorrisos com inúmeras variações de cor e que não foram resolvidas com o clareamento.



PLANEJAMENTO O Planejamento do profissional deve analisar todas as possibilidades técnicas para o tratamento, partindo dos tratamentos mais conservadores com as lentes de contato dental em porcelana (primeira escolha) até as facetas dentárias. Próteses individuais (coroas fixas) que recobrem todo o dente são necessárias para o tratamento.

Tratamentos modernos de transformação de sorrisos utilizam lentes de contato, lâminas e facetas em porcelana ao mesmo tempo.



INSUCESSO O excesso de apelo de marketing por esse tipo de tratamento e a falta de comunicação entre o dentista e o paciente quanto às possibilidades reais de mudança podem não satisfazer a real expectativa do paciente. Um risco relevante e um problema irreversível, pois a técnica é irreversível. Situações que envolvam desgaste do dente só pode ser reparada com porcelanas. Também é importante saber que desgastes podem enfraquecer estruturalmente e levar a um tratamento de canal.

As lentes de contato dental representam apenas a primeira opção de laminados cerâmicos utilizados para o recobrimento estético dos dentes dada a sua limitada capacidade de resolução para casos mais complicados, e que são a maioria dos encontrados em consultório.

Os maiores problemas com os tratamentos, entretanto, decorrem da baixa qualidade dos laboratórios utilizados, frustrando o paciente quanto ao resultado final do tratamento.


 

Leia Mais SOLUÇÕES CLINICAS CLAREAMENTO DENTAL

Graduação em Odontologia - (1997)

Mestrado em Endodontia - (2008)

Especialização em Prótese Dentária (2005)

Endodontia (2006) com a soma do conhecimento científico de 22 anos de atuação


18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page